quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Sans-Culottes (do francês "sem culotes", sendo o culote uma espécie de calção, vestimenta típica da nobreza) era a denominação dada pelos aristocratas aos artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da Revolução Francesa a partir de 1771, principalmente em Paris. Recebiam esse nome porque não usavam culottes, espécie de calções justos que apertavam no joelho , mas uma calça de algodão grosseira. Na época da Revolução Francesa, a calça comprida era o típico traje da época usado pelos burgueses.
O traje de um típico sans-culotte era composto por:

Bastilha

       A Bastilha foi uma prisão que funcionou entre o início do séc. XVII e o fim do sé. XVIII, estando localizada onde hoje em dia se encontra a Praça da Bastilha, em Paris.
A antiga prisão foi palco de um dos mais importantes fatos do início da revolução francesa: a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, quando já estava longe de seus tempos áureos e abrigava apenas 7 prisioneiros, mas foi invadida pela multidão por representar um símbolo do absolutismo e para que pudessem se apossar das armas que haviam lá dentro.
Atualmente o Dia da Bastilha é o dia da Festa Nacional, comemorado em toda a França.

Os 3 estados

  Nobreza,clero e terceiro estado
                                                    como vimos na foto acima,o terceiro estado e o mais explorado.